sábado, 18 de outubro de 2008

Look Conceitual!


Esta prosposta conceitual foi a primeira que fiz na faculdade, no primeiro semestre! Minha fonte de inspiração foi um sofá Rococó, pois a decoração de interiores e o mobiliário da época se desenvolveram muito nesse período, principalmente no reinado de Luis XV, na França.
Através do estilo do sofá, o qual é influenciado pelas linhas fluidas e graciosas e pelo repertótio de motivos ornamentais de grande impacto, busquei interligar com o cotidiano da época que está intimamente ligado à figura feminina que era muito forte.
Assim, a partir do capitonê do estofado me inspirei a desenvolver meu look todo em TNT, dando aquela idéia de "cheio e vazio" representado pelas casinhas de abelha na saia e substituí os botões forradas por delicados laçinhos, os quais remetem os detalhes em excesso e a futilidade enriquecida nesse período e por fim a alegórica flor representa as estampas florais muito usadas tanto nas mobílias, como em cortinas e vestidos da época.
O período Rococó se caracteriza pela busca do prazer pessoal, elegância, refinamento e extravagância, por isso acredito que todo esse esplendor do Rococó se traduz em uma moda de exageros requintados e de sonho!
Mas depois de analisar esse look muita gente se pergunta quem usaria isto na rua?
É claro que isso é um exagero! Mas é bem isso que os estilistas buscam: O Exagero. Afinal, precisam representar todas as propostas, tendências, modelagens e materiais num curto intervalo de tempo que é o desfile. Aí então está a explicação para essas propostas alegóricas que são nada mais do que as tendências que vamos encontrar nas roupas nas ruas, mas claro que em modelos comerciais!

Nenhum comentário: